Um jardim para a primavera

Caminhos se constroem quando a necessidade surge e os esforços se unem!

Caminhos se constroem quando a necessidade surge e os esforços se unem!

Numa época em que quase a metade do país virou cientista político, tentando analisar e interpretar as vozes da rua, meu momento foi de introspecção e júbilo. Nada tenho a acrescentar na pauta do movimento. Apenas registrar minha admiração. E o orgulho de assistir ao espetáculo coletivo.

Pessoas de todas as idades se manifestaram. Afinal, a insatisfação é generalizada. Mas tocou mais forte o coração identificar rostos de uma geração jovem e reconhecer algumas faces familiares. Saber do engajamento do meu filho, sobrinhos, dos filhos de amigos e amigos dos filhos, encheu meus olhos de emoção. A esperança por um país ético se renova, reforçada pelo compromisso desses jovens com a honestidade e transparência.

É difícil prever mudanças no campo da política. Nem podemos afirmar que as atuais lideranças dos governos atendarão as reivindicações feitas pela população. Entretanto, esses episódios deixaram uma sementinha plantada e a certeza de que os jardineiros do futuro já começaram sua obra.

Há algum tempo venho observando essa “linda juventude”, criando uma nova forma de estar no mundo. Percebo sua capacidade de transitar entre os jogos de videogame e as discussões profundas sobre participação social. Inovando com seus projetos de sociedade, fazendo a diferença no contexto das comunidades. “Vespas fabricando mel”.

frase-podes-cortar-todas-as-flores-mas-nao-podes-impedir-a-primavera-de-aparecer-pablo-neruda-151283Existe uma parcela de jovens que ainda parece acomodada, sem interesse pelo exercício da cidadania. Talvez desacreditada do seu protagonismo. Provavelmente em condições de vida limitantes. Esses carecem de mais tempo para amadurecer e políticas justas para frutificar. Por outro lado, é animador constatar o número crescente de jovens se agrupando pelo bem coletivo. Às vezes me sinto surpreendida com o nível de consciência que eles conseguiram atingir e com a desenvoltura de suas ações. Atos de responsabilidade cívica: comprometimento com a humanidade!

O perfume que exala das ruas é vitalizador. Mas ainda está por florescer a geração Harry Porter. Com o pé no universo mágico e o espírito inovador e corajoso. Capaz de se indignar com as injustiças. “Aprendendo e ensinando uma nova lição”, para transformar nosso quintal num campo em possamos falar de todas as flores. A primavera parece contar com esses jardineiros fiéis.

Anúncios
Esse post foi publicado em Meditando e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s