Movimento Belo Monte e outros tantos por aí

direitos_humanos_foto-lenilton_lima-240x159 defesa-dos-indios evd crack

Um link no Facebook despertou minha atenção. Era um VT que fala especificamente sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte, mas que nos leva a refletir sobre o nosso engajamento político como um todo. Como cliquei diretamente no Facebook, acabei não vendo os comentários que outros internautas tinham deixado no YouTube.

Primeiro, achei que devia ficar quieta, pois não venho acompanhando essa discussão, não tenho informações técnicas concretas sobre os benefícios ou malefícios da usina. Mas, a mensagem de fundo serve para todos nós e para todas as situações. Por isso, queria replicar o VT.

Então, fui até o YouTube buscar o link e o que encontrei me deixou muito triste. Talvez triste não seja bem o termo, mas isso não é relevante…

Sempre achei que ler a opinião de outras pessoas sobre o assunto, qualquer que seja ele, é fundamental para podermos fazer, nós mesmos, uma análise mais crítica. Mas, o que tinha lá era uma grande baixaria. Internautas defendendo suas opiniões de maneira tão desrespeitosa que deu vontade de virar avestruz. Senti uma espécie de  “vergonha alheia”.

Claro que existem contradições e divergências sobre praticamente todos os assuntos. Cada um defende seus interesses sociais, políticos ou econômicos. As partes apresentam seus argumentos, que deveriam ser esclarecedores o suficiente para ajudar as pessoas a compreenderem melhor a problemática discutida. Mas, nesse caso, as flechas voavam para todos os lados, tornando difícil para os internautas leigos permanecerem no campo de batalha.

Percebo que isso ocorre em muitos movimentos. Talvez seja uma tática de guerrilha apropriada para desestimular o interessado e desacreditar o movimento. E como nós somos, tradicionalmente, preguiçosos políticos, qualquer desconforto é suficiente para nos fazer recuar.

Minha crítica aqui é apenas uma: não se deixe enganar pelas aparentes brigas em torno de questões que dizem respeito a nossa vida no planeta (ou seja… TUDO!!). Vá atrás de mais informações. Fique atento a tudo que ouve. Procure diferentes fontes. Reflita, tire suas dúvidas, forme uma opinião, compartilhe e esteja aberto, SEMPRE, para recolocar seu ponto de vista sobre novas perspectivas.

A única certeza que temos é de que o mundo é pequeno, a Terra é redonda e, portanto, tudo gira… e um dia, a gente acaba se deparando com outras verdades. Nada é verdade absoluta. Tudo é relativo. A possibilidade de mudança no meio do caminho é infinita!

Conversando com uma amiga, recentemente, ela me fez entender que chega um determinado momento da vida que a gente precisa mudar o foco. Se antes nos preocupávamos com o macro sistema, agora podemos nos dedicar às micro intervenções. Ou seja, olhar melhor aquilo que está pertinho de nós e fazer a diferença num raio de um metro quadrado, já é um bom começo.

Então vai lá…. faz a lição de casa!!! Nesse momento, muitos movimentos precisam da sua atenção, mas escolha uma causa e se aprofunde. Sugestões?? Belo Monte, Voto Distrital, Comissão de Direitos Humanos, internação compulsória para dependentes do crack…. nada que o Google não possa ajudar a pesquisar e informar!!

Esse post foi publicado em Meditando e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Movimento Belo Monte e outros tantos por aí

  1. Sami disse:

    Querida, essa reflexão veio de encontro com o que estava pensando, as redes sociais são um instrumento e tanto para nosso conhecimento, mas infelizmente as pessoas não checam, não pesquisam e simplesmente reproduzem sem questionar, lamentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s