Post-it!!

Freud dizia que, às vezes, um charuto é apenas um charuto. Ou, às vezes, Freud dizia que um charuto é apenas um charuto. Não me lembro direito. Mas, seja qual for a ordem dos fatores, quem sou eu para questionar um expoente como ele, que revolucionou a compreensão do ser humano com suas teorias?

Não ouso… então, um post-it é apenas um pedacinho de papel que podemos colar em algum lugar e pronto. Sem elucubrações!

Porém, quando observo como as pessoas aqui utilizam o post-it, desobedeço… não resisto e me deixo invadir por milhares de ideias.

post-it_olhoComo pode um papelzinho carregar tantas informações, tantos pedidos, tantas recomendações, tantos encaminhamentos, tantos recados, tantos lembretes, tantos compromissos, tantos agendamentos, tantas observações, tantas explicações, tantas solicitações… tantas soluções.

E tudo isso pode ser colado num lugar qualquer, ficar ali parado por um tempo qualquer, até se tornar uma coisa qualquer e ser destruída simplesmente. Ou ainda, tudo isso pode resistir bravamente num lugar qualquer até ser transferido para outro lugar qualquer, sem sofrer nenhuma alteração no seu conteúdo.

No fundo, no fundo, um post-it não é apenas um post-it!post-it_quarto

Além de ser uma estratégia de comunicar algo, de se fazer lembrar, de se fazer notar, de se fazer incluir, de fazer circular, também é uma forma de compartilhar ou de avisar, de pedir ou de exigir. Chega a ser uma forma de existir.

O que motivou minha desobediência foi o consumo de post-it no projeto. Vira e mexe recebo um pedido da minha equipe para renovar o estoque de post-it. Vira e mexe alguém está com um bloquinho de post-it na mão. Vira e mexe tem um post-it colado em algum lugar. Mas, foi nessa semana que eu, finalmente, post-it na cabeça!

post-it_2Na segunda-feira organizávamos o material da reunião de equipe quando alguém puxou um bloquinho da gaveta e… post-it nos documentos para classificá-los. Na terça começamos a fazer o recenseamento dos pacientes e para marcar os protocolos revisados alguém sugeriu… post-it na capa de cada um. Na quarta, discutíamos quais pontos iríamos ressaltar na animação da sala de espera e… cadê o post-it pra gente organizar a lista?!! Na quinta, durante nossa reunião clínica analisamos outros protocolos que exigiam uma comunicação interna precisa entre os diferentes departamentos e nos debatíamos sobre como fazer os encaminhamentos internos. A solução: mais um post-it na capa dos protocolos. Na sexta… bem, na sexta já não tinha sobrado mais nenhum post-it!!

post-it_modelCaramba!! Comecei até a pensar que talvez os guineenses tenham acabado de descobrir o post-it e, encantados com essa ferramenta, transformaram seu uso em solução para absolutamente tudo. Por outro lado, fiquei tentada a estabelecer uma analogia entre a necessidade de colar alguma coisa em algum lugar com o hábito que as pessoas daqui têm de estarem sempre juntas.

Como um post-it, estão sempre coladas umas as outras em todos os lugares. Elas se fazem presentes e importantes, colando também suas ideias por aí.

Mas, voltando a Freud, talvez um post-it seja apenas um charuto!

Anúncios
Esse post foi publicado em Meditando e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Post-it!!

  1. Ana Claudia disse:

    Precisava ser um charuto?? kkk
    Prefiro milhões de post it!!!!!!!

  2. Estou aqui cheia deles grudados da tela do computador! Um deles escrito: ver postagem da Andrea! Rs

  3. Ana Luiza disse:

    Nem sabia que o post-it era um post-it. rsrsrs Ainda fico boa nisso. Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s