Finalmente algumas fotos

conakry_arquitetura1 (300x400)Devo esclarecer que não é fácil fotografar aqui na Guiné. Bem, pelo que sei, a dificuldade também se estende por outros países da África. Por alguma razão (ou várias) os africanos não gostam de ser fotografados. Em alguns lugares públicos, por exemplo, corremos o risco de ficar sem a máquina fotográfica e levar uma tremenda bronca dos policiais, caso estes estejam por perto. Por isso, não tem sido fácil postar imagens daqui.

Mas, vamos por etapas. Consegui clicar algumas coisas que podem ajudar a compor uma ideia (mesmo que vaga!) sobre Conakry. De imediato, seguem algumas fotos da arquitetura. Os imóveis variam de estilo, dependendo do bairro. Na maior parte da cidade, encontramos casas de alvenaria simples (térrea e sem muita decoração) e pequenas, com telhado de zinco. Geralmente, a calçada é de chão batido e tem sempre um comerciozinho na frente.conakry_arquitetura2 (400x300)

Por outro lado, os estabelecimentos públicos são espaçosos e imponentes. São poucos os prédios existentes na cidade e os que encontramos estão, geralmente, em bom estado de conservação, por serem construções mais recentes.

Nas ruas, o movimento de taxi e de vans (maraba) para o transporte coletivo é dominante. Como já havia comentado, os veículos são bem antigos e mal conservados, e tornam o trânsito um caos ainda maior, entrando em pane. Até que o taxi da foto está bem preservado…conakry_taxi (400x300)

Sendo uma cidade praiana, existem vários portos. Todos eles com muitos barcos de pesca pequenos e um mercado de pescadores lotado de pessoas, peixes e muita mosca… MUITA mosca mesmo, pois os peixes ficam expostos diretamente sobre uma lona, no chão. “Aglomeração” talvez seja a palavra que melhor descreve o cenário.

Numa próxima etapa, tentarei apresentar a equipe do projeto e onde trabalhamos. Hoje, deixo vocês curtindo o por do sol de Conakry, reforçando a ideia de que a vida se renova a cada dia! Fiquem com Deus e com o meu abraço quentinho!

Anúncios
Esse post foi publicado em Livre e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Finalmente algumas fotos

  1. Daniel disse:

    A.S. vc eh minha heroína.Fazer o q vc fez não eh pra qq um.Espero q estejas bem física e mentalmente .Conte-nos o que vc faz ou vai fazer.
    Feliz 2012 pra vc e toda sua equipe,com muita energia para enfrentar os desafios diários .
    Bjs
    Daniel

    • Lívia disse:

      Oi Andrea
      Estou encantada com seu trabalho…
      Assim tomo a liberdade de vê-la como “guerreira da luz”.
      te admiro muito
      bjs
      com carinho Lívia

  2. Severino Vasconcelos disse:

    Dra. Andréa, bom dia e o meu melhor e mais fraterno abraço na aurora do novo ano!
    Realmente é muito interessante a questão cultural, eu tinha razão quando comecei o projeto “VIAJANDO & CONHECENDO” a ideia veio da derrota das “Cruzadas” dos Cristãos em relação aos Árabes em Jerusalém, os Ocidentais colecionaram fracasso, mas o fato deles sairem do casulo, perceberam uma nova cultura, com especiarias colinárias e refinados tapetes… outro mundo, outra cultura, daí nasceu o projeto das “Grandes Navegações”, que vc conhece através da História. Bom, vc pode perguntar: o que isso tem a ver com meu trabalho? Tudo! Os seus relatos estão servindo para eu pescar dados pra mim, como conhecimento, vc sabe que eu sou uma pessoa humilde e não tenho condições de viajar… E esse dados coletado servem pra mim trabalhar duas frentes: o projeto já citado, que faço com postais, e História da África. Entãi, só resta parabenizá-la pelo sucesso do seu trabalho e agradecer os textos.
    Sucesso em suas empresas e Muita PAZ em 2012, para vc e quem vc ama.
    SJ.

  3. Cassiane disse:

    Que por do sol mais lindo….um novo ano repleto de muitas realizações, saúde, paz, amor e prosperidade !!
    Abraço grande,
    Cassiane.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s