Peru: contemplando e degustando sua diversidade cultural

Eu juro… eu juro… o avião está quase pousando em Conakry! É rapidinho. Só mais este post sobre o Peru para deixar registrado como é bom o tal do “pisco” (bebida que lembra bastante a nossa caipirinha) e exótica a “culinária carnívora”, com porquinho da índia, lhama e alpaca.

Claro, não dá para experimentar tudo (o que não foi o caso do meu querido companheiro de viagem!), mas os vegetarianos podem se garantir com: milho (os grãos são enormes!), favas e sopa de quinoa com legumes. Entre as bebidas estão a cerveja cusquenha e o refrigerante à base de camomila, chamado Inca Kola. Claro, sem contar o chá de coca que, como já reforcei anteriormente, não é droga!

Um fermentado bem popular mesmo é a chicha. Trata-se de uma bebida feita de um tipo de grão do milho, acondicionada dentro de grandes potes de barro por um determinado tempo. Com a fermentação obtém-se certo teor alcoólico. A bebida é bastante consumida entre os campesinos, sobretudo aqueles que moram em lugares de alta altitude, para repor as forças. Sua elaboração é artesanal e a bebida pode ser encontrada diretamente nas residências das famílias que a produzem.

Para localizar uma delas é fácil: na frente da casa sempre tem um saco vermelho (ou de outra cor chamativa), pendurado na extremidade de uma vara amarrada no portão. É só entrar e comprar.

No que se refere ao artesanato, além da diversidade de peças em lã, incontáveis joias de prata, painéis de parede, cerâmicas, panos para amarrar os bebês (esse costume é mesmo planetário!), roupas bordadas, etc., destacam-se também as cabaças esculpidas com histórias sobre a civilização Inca e suas crenças.

Enfim, a riqueza e criatividade dos nossos ermanos estão estampadas por onde quer que a gente passe. Assim como no Taj Mahal eu me senti envergonhada de pousar de calça jeans e camiseta ao lado das indianas, que trajavam sarees maravilhosos, fiquei também constrangida com o meu sombrero ao me deixar fotografar junto com uma charmosa senhora peruana. Nossa… que desleixo o meu!! Enfim…

Esse post foi publicado em Livre e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Peru: contemplando e degustando sua diversidade cultural

  1. Louise disse:

    Queridos!
    Uma viagem maravilhosa e em excelente companhia, vocês dois! E têm a alma “comme il faut” para poder aproveitar e compartilhar todas essas riquezas que a vida oferece.

    Muito carinho

    Louise

  2. Severino de Vasconcerlos Andrade disse:

    Dra. Andréa: De cachaça eu entendo tudo! Só não sabia que os incas faziam no pote. Mais uma vez estou maravilhado com a riqueza dos temas. Detalhe, posso brincar? La vou eu: vc está parecendo Rita Lee… Como eu sou fã das loucuras dela, quando vi você logo me bateu a lembrança.
    Abraços
    SJ

  3. rosana portes disse:

    Esse blog está ótimo, vou reservar um final de semana inteiro para ler desde o início! Você é uma pessoa fantástica e iluminada. Bjos!

Deixe um comentário

