Caminho Inca: para além da luz no fim do túnel

Chegar a MachuPicchu depois de 47 kms andados sob sol, chuva e vento, durante 3 dias, por aproximadamente 30 horas, fez com que o santuário Inca tivesse um impacto ainda maior sobre nós. Principalmente porque chegamos ao Portal do Sol, com os raios de sol brilhando sobre nós e iluminando toda MachuPicchu.

Fomos realmente abençoados e presenteados com uma vista de tirar o fôlego. Não havia ninguém para compor o cartão postal e a cidade vazia parecia esperar nosso grupo terminar de descer o último trecho. Foi simplesmente mágico.

Mas não porque MachuPicchu estava à disposição dos nossos olhares e contemplações. Ou porque o sol iluminava sua porta. Ou porque a combinação dessas duas variáveis proporcionava uma oportunidade rara para quem visita o santuário sagrado.

Foi mágico porque nos mantivemos fiéis ao caminho e à caminhada, decidindo nos antecipar em meio dia, sem nos preocuparmos com o resultado. Não havia garantia sobre o que nos esperava (se chuva, se sol) e mesmo assim, fizemos o melhor de nós. A recompensa foi apenas uma conspiração do universo para saudar os felizes caminhantes.

foto_pablo_ribeiro_machupicchu_so_pra_nosAprendi que não importa mais o que se alcança no final, mas sim o que fazemos durante a caminhada. Como abrimos nosso Ser para aconchegar as pequenas transformações que nossos passos provocam em nossa alma. No conjunto, são essas pequenas rupturas que forjam um novo caminhante.

Do ponto de partida, ao ponto de chegada, o que determina o movimento não é o que nos aguarda no fim da trilha, mas o que está reservado para nós durante o trajeto e o como e o quanto nós nos entregamos para alcançar aquilo que nos aguarda, sem mesmo sabermos do que se trata.

Como diz o ditado, se a terra está bem preparada para receber a semente, o fruto do trabalho irá germinar.
Da mesma forma, se a caminhada foi intensamente proveitosa, maior valor pode ser agregado ao que almejamos.

Porém, se não vivenciarmos a caminhada e não percebermos as dádivas do percurso, talvez não consigamos abstrair todo o significado inerente ao ponto de partida e ao ponto de chegada.

Essa caminhada pode ser comparada a nossa passagem por esse planeta maravilhoso. Se não dignificarmos cada dia em que acordamos e transcendermos todas as dores que nele podem estar contidas, como poderemos saborear todos os prazeres e alegrias de viver as horas desse mesmo dia?!?

Honrar a oportunidade da vida vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do mês, doze meses por ano, durante todos os anos que compõem a nossa transitoriedade. Funciona como uma bussola que orienta o nosso caminho e que aponta para a felicidade plena, direcionando-nos para a eternidade.

Então, talvez, o ponto de chegada seja a eternidade em si, traduzida no encontro com Deus, todos os dias do nosso caminho.
Por isso, o que nos aguarda no fim da estrada pode ser apenas o começo de outra jornada. No final, o ponto de chegada é o mesmo que o ponto de partida: nossa essência Divina!

A tendência é retornarmos diferentes, principalmente se nos entregarmos à missão de aprimorar aquilo que somos. Não é simplesmente uma volta de 360°, mas uma dialética permanente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Meditando e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Caminho Inca: para além da luz no fim do túnel

  1. Severino de Vasconcerlos Andrade disse:

    Andréa:
    Demorei a responder tais relatos porque tive dúvidas “ascendendoaluz” agora tudo restabelecido, desculpe a minha ignorância. Estou amando as narrativas, você sabe que eu faço um trabalho com ‘viagens’ isso passa pelos postais que apresento em aula, agora se passará também com as narrativas de uma amiga… Você!!!. Detalhe: comprei meu micro e logo estarei fazendo novas matérias de aulas para meus alunos, obrigado!
    SJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s