Falta ou completude? Lacuna ou possibilidade?

o_vazioDepois de muitos posts, ouso responder o comentário sobre a inquietude da alma: “O vazio inerente é falta ou completude, lacuna ou possibilidade?

Penso que o vazio que nos move para a luz (completude) é o mesmo que nos lança na imensidão escura (falta). É aquele que nos traz a alegria de sermos únicos (possibilidade) e a tristeza de nos sentirmos sós (lacuna). É aquele que nos impele à busca (possibilidade) e nos paralisa diante do encontro (falta).

É apenas o vazio inerente, em tudo e no todo; infinitamente cheio do nada e do todo. É falta, é completude, é lacuna, é possibilidade.

Traduz, ao mesmo tempo, o mergulho da alma no infinito e o enterro do corpo na matéria. É o Yin e o Yang, o ponto e o contraponto. A partida e a chegada. O seguro e o improvável. O dinâmico e o estático. O elástico e camisa de força. É o tudo e o nada.

Permite que possamos tateá-lo e nos organizar, mas também rompe todas as fronteiras e assegura nossa total caotização. É abstrato, na medida em que o relativizamos mentalmente. É concreto, na medida em que o sentimos pulsar dentro de nós. Parece um movimento que nos ilude, pois não há, em si mesmo, separação alguma. Então, está contido em tudo e guarda as parcelas do todo. Ele é e não é.

É o tempo do infinito que traz de volta a falta de tempo.  O vazio é como o Tao: é indivisível, inevitável, inalienável, impermanente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Meditando e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Falta ou completude? Lacuna ou possibilidade?

  1. Gabi disse:

    Tocada com a tua capacidade lispectoriana de textualizar de modo singelo, sem perder o aprofundamento e a complexidade, o seu/nosso sentir. A cada post, você se supera!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s