Identidade camaleão

Numa semana cheia de metáforas me rendo a pensar sobre a unicidade das nossas existências. A dúvida, se é que posso dizer assim, brota lá do fundinho do coração, junto com o sentimento de solidão, se é que posso dizer assim.

É aquela sensação de ser tudo e ao mesmo tempo nada. É aquela ambiguidade que transita entre o micro de mim mesma e o macro de todos nós. Um momento de silêncio que me permite tocar o todo dentro de mim. Um instante sonoro em que me perco na multidão que me habita. E a pergunta existencial se faz presente: quem sou? Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Questionamentos pueris talvez. Mas, de tempos em tempos, as respostas já alcançadas outrora pedem novo sentido. De fato, a gente nunca sabe a história inteira e não dá para viver na ilusão de uma identidade absoluta.

Muitos já ouviram a estória do pingo de chuva que, enquanto caia das nuvens, gritava: eu sou uma gota, eu sou uma gota, eu sou uma gota, eu sou…. gluppp! Nesse momento ele atinge o oceano e se mistura ao mar.

E aí permanece a pergunta: afinal, o pingo de chuva deixou de ser aquela gotinha para tornar-se mar, ou será que toda aquela água é apenas um oceano de pingos caídos do céu para emprestar uma nova identidade aos rios que ali desembocam?

A ilusão de sermos únicos no universo vem sendo desconstruída há várias décadas. A disseminação expressiva da continuidade da alma e sua transcendência tem despertado outro nível de consciência entre todos nós. E isso, além de aguçar a minha curiosidade, aumenta ainda mais a busca por uma identidade coletiva. Não consigo me reconhecer como um pingo-de-chuva e procuro as propriedades dos rios nas minhas entranhas.

Que bom seria a gente se diluir…

Esse post foi publicado em Meditando e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

