O pensamento como um jardim

Marco Prisco escreve, através de Divaldo Franco, que o pensamento, sendo energia, define quem somos. “O pensamento realiza o que você cultiva”, diz ele. E defende, ainda, que os pensamentos são “clichês mentais”, ou seja, funcionam como uma prensa tipográfica que delineia a nossa realidade. É sobre essa placa que imprimimos nossa vida e, portanto, a qualidade do que somos e como vivemos nossa história.

De fato, o cérebro é uma usina nuclear. Uma verdadeira máquina de criar energia. Energia que se organiza como um mosaico de ideias, muitas vezes, transformado num labirinto de lembranças, dentro do qual nos perdemos. Se pensar significa usar o conteúdo interno dos sentidos, ao desconhecermos os caminhos do labirinto, podemos nos afastar cada vez mais dos seus significados, ou então, confundi-los. Mas, graças aos lampejos dos pensamentos, os insights, conseguimos recuperar momentos de lucidez plena e redefinir a tipografia da vida, ganhando em bem estar, autoconfiança, positividade, equilíbrio, harmonia. Claro, é preciso um esforço; uma vigília!

O pensamento é, por assim dizer, como um jardim. Se soubermos exatamente o que plantamos, saberemos exatamente o que colheremos em cada canteiro. Como ondas elétricas geradas num corpo físico, o pensamento atravessa todas as barreiras possíveis e imaginárias e vai ocupar espaços do infinito que estiverem oscilando na mesma frequência vibratória.

É assim que atraímos e somos atraídos na nossa jornada existencial.

A exemplo das flores, que exalam seu perfume atraindo os mais variados apreciadores, nossos pensamentos captam outras ondas cerebrais com as mesmas cores e tamanhos (sim, a física ensina que eles tem cor e tamanho!). Naturalmente, eles também são captados por aí. Afinal, sempre tem um transeunte que “rouba” uma flor do nosso jardim.

A incrível jornada do pensamento não tem descanso. São vinte-e-quatro-horas-por-dia-sem-parar!!!! Ufa!! Mesmo à noite, quando nosso corpo físico entra em estado de graça, as catarses permanecem desafiando as barreiras do tempo-espaço. Talvez Descartes estivesse certo. Se penso, existo, ainda que durma. Mas, com todo conhecimento produzido pela neurociência, desde então, talvez pudéssemos ampliar esse paradigma e ousar dizer: se penso, faço existir!

O pensamento é essa energia que provoca movimentos no universo interno e externo. Gravita ao nosso redor, pronto para interagir com outros pensamentos. O que me faz lembrar da “velha” ideia de Freud sobre a comunicabilidade dos inconscientes. Também me fez lembrar da antiga árvore no pomar capaz de inibir o crescimento das demais, provavelmente dizendo a elas que tudo era muito velho e não precisavam mais crescer. Bastou que a árvore antiga fosse devidamente aparada, rejuvenescendo-se, para despertar as outras companheiras. Logo todas começaram a gerar flores e a amadurecer frutos.

Assim acontece conosco. Basta podar os galhos secos da vida terrena com sabedoria, fertilizar a alma com amor, para que, com um pouco de esforço, consigamos manter nosso jardim florido. Pensar é criar e dar continuidade. Pensar também pode ser destruir e extinguir. Hospedamos em nosso jardim um enorme potencial tanto para um lado quanto para o outro. As emissões de energia dependem da capacidade, disponibilidade e disposição cultivadas por nós. Escolher é, portanto, tarefa do jardineiro!

PS: li em um site que “a mente consciente (principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro), lida com dados e informações na ordem de 40 bits por segundo, enquanto a mente inconsciente (estruturas mais básicas e primitivas do cérebro como: reptiliano, sistema límbico e o hemisfério direito do córtex) atinge uma velocidade que vai de 1 milhão a 10 milhões de bits por segundo”. Já imaginaram o poder do nosso pensamento??!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Meditando e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para O pensamento como um jardim

  1. Bianca disse:

    Finalmente entrei em sintonia com as informacoes que vc tem me trazido todos esses anos… agora sou capaz de entender e assimilar todo esse conteudo extraordinario!! So podia vir de vc, te amo, continue me inspirando com essas suas mensagens maravilhosas!! Bi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s